Festival de Cinema Católico renova a fé de participantes em São José dos Campos

  • 29/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Festival de Cinema Católico renova a fé de participantes em São José dos Campos

O 1º Festival de Cinema Católico encantou o público de São José dos Campos nos dias 25 e 26 de outubro, reunindo centenas de participantes na Associação Guadalupe.
O evento, que uniu cultura, fé e evangelização, teve entrada gratuita, além de pipoca e refrigerante para os espectadores, promovendo um ambiente acolhedor para as famílias.

Idealizado por Angela Morais, o festival foi promovido pela Kolbe Arte, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o Governo do Estado de São Paulo, com apoio do deputado Gil Diniz.

“Foi emocionante acompanhar de perto o impacto de cada sessão e perceber que a evangelização realmente acontece através do cinema. Não apenas pelas histórias sobre a vida dos santos, mas também pelas mensagens humanas e espirituais que cada filme e documentário traz. Essas obras, provocam reflexões e nos convidam a mudar na maneira de viver, na forma de olhar o outro, na conduta e na própria espiritualidade. O cinema católico tem esse dom. Obras como A Serva, Purgatório, Guadalupe – Mãe da Humanidade e Coração de Pai, sobre São José, deixaram marcas na vida de quem assistiu, fazendo com que muitos saíssem diferentes de como chegaram, destacou Rose Faust, coordenadora do projeto pela Kolbe Arte.
Para Mariângela Consoli de Oliveira, fundadora e presidente da Associação Guadalupe, a edição foi um divisor de águas:

“Participar do 1º Festival de Cinema Católico foi uma experiência profundamente emocionante e transformadora. A Associação Guadalupe acolheu o evento com muito carinho, tornando-se a sede perfeita para a exibição dos documentários que, de forma especial, tocaram o coração de todos os presentes. Assisti como público e vivi momentos de intensa espiritualidade e reflexão. Cada filme trouxe mensagens que ultrapassaram a tela, convidando-nos a enxergar a fé e a vida com um novo olhar. Através das histórias apresentadas, pude sentir a presença de Deus e compreender mais profundamente o valor da nossa conexão com o divino no dia a dia.

Entre as obras exibidas, os filmes sobre São José e o Purgatório me tocaram de maneira singular. Suas narrativas despertaram em mim uma fé renovada e o desejo de viver mais intensamente a espiritualidade cristã, com amor, esperança e confiança nos planos de Deus. O festival foi, sem dúvida, um momento de graça e inspiração. Saí da Associação Guadalupe com o coração leve e a alma fortalecida, grata por ter participado de um encontro tão rico de arte, fé e emoção.”

Exposição dos Milagres Eucarísticos no Mundo

Um dos grandes destaques foi a Exposição dos Milagres Eucarísticos no Mundo, idealizada por São Carlo Acutis, que apresentou mais de 100 painéis com relatos reconhecidos pela Igreja Católica. A mostra, que já percorreu diversos países, emocionou o público ao unir fé e tecnologia a serviço da evangelização como nos explica Erika Nunes, coordenadora de eventos da Associação Guadalupe e auxiliar na prospecção de recursos:


“Quero expressar meu profundo agradecimento pela vida e missão de cada um de vocês. Rezei muito para que a exposição dos painéis acontecesse, e foi uma grande graça vê-la realizada. Por meio dessa missão, redescobri o amor por Jesus Eucarístico.(...) Após ler quase todos os painéis e participar da missa à noite, vivi um momento de comunhão muito especial — tremia, com o coração ardendo de amor pelo nosso Senhor e Salvador. Ontem, voltei à missa já com saudades d’Ele. Agradeço de coração por todo o esforço e dedicação de todos. Contem sempre comigo! Essa exposição merece percorrer todo o país.”


Filmes que emocionaram o público

Durante dois dias, o festival exibiu produções que tocaram os corações dos espectadores, como “A Serva”, “Guadalupe: Mãe da Humanidade”, “Purgatório” e “O Céu Não Pode Esper@r”, sobre a vida de São Carlo Acutis. Cada sessão proporcionou momentos de reflexão e espiritualidade, reforçando a mensagem cristã através da arte cinematográfica.

“O filme é muito bem elaborado, a imagem e o áudio estavam perfeitos. Me senti muito bem acolhida por todos os que estavam no evento — estão de parabéns. Espero que venham outras edições, pois eu estarei presente!”, afirmou a participante Claudia Ramos.


O 1º Festival de Cinema Católico de São José dos Campos provou que a arte é também um poderoso instrumento de evangelização. Entre lágrimas, sorrisos e orações, o evento deixou uma semente de fé nos corações dos participantes. Que este seja apenas o início de uma jornada em que o cinema continue revelando o rosto de Cristo por meio da beleza, da cultura e da esperança.

Fotos: por Casaltakes

Priscila Ferreira
Assessora de imprensa do festival de cinema católico


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes