Cristo Redentor dará pontapé inicial nas comemorações do Dia do Corretor de Imóveis com iluminação especial
- 26/08/2025
- 0 Comentário(s)
Monumento mais famoso do país será iluminado na cor azul para comemorar o dia do corretor de imóveis já na virada do dia 26 para o dia 27, quando o CRECI-RJ, em parceria com a Irmandade de N. S. da Lapa dos Mercadores, irá fazer a entrega de mais de uma tonelada de alimentos às obras sociais da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A profissão de corretor de imóveis é comemorada todos os dias 27 de agosto de cada ano em todo o país, quando é celebrado o Dia Nacional do Corretor de Imóveis em homenagem à promulgação da Lei nº 4.116/1962, que regulamentou oficialmente a profissão, e à criação dos Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI), que teve a seccional do Rio de Janeiro como pioneira. A data é um reconhecimento do papel essencial desses profissionais na segurança na compra, venda e locação de imóveis, atuando como consultores estratégicos e garantindo tranquilidade nas transações. A data sempre foi comemorada com muita festa e alegria pelos profissionais que vendem o bem mais precioso da grande maioria dos brasileiros, a casa própria.
Para este ano, o presidente do CRECI-RJ, João Eduardo Leal Corrêa, preparou uma comemoração mais que especial e inédita, mostrando a capacidade do profissional corretor em fazer sempre o melhor e mobilizar a todos. Em parceria com a Irmandade e a Venerável Liga de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e com o Santuário do Cristo Redentor, o Conselho dos Corretores de Imóveis vai entregar mais de uma tonelada de alimentos doados pelos seus membros às obras sociais conduzidas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e pelo reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, marcando a data mais importante para os profissionais de venda e aluguel de imóveis com um gesto de amor ao próximo. E para iluminar esta data, na hora da virada do dia 26 para o dia 27 de agosto, o monumento mais importante do Brasil vai homenagear a classe, sendo projetado com a cor azul, que simboliza a profissão de corretor de imóveis.
Segundo dados oficiais do CRECI, são 61.836 corretores de imóveis ativos no Rio de Janeiro, de um total de 102.017. A função de intermediar transações imobiliárias remonta ao período colonial, quando pessoas organizavam pousadas para desbravadores ou grandes proprietários procuravam moradias nas cidades. Eram os chamados “intermediadores de negócios”, atuando na divulgação de imóveis por cartazes em armazéns e lojas. De maneira simbólica, alguns historiadores associam a figura de Pero Vaz de Caminha à ideia inicial da atividade de corretagem, por ter “vendido” o Brasil na famosa carta ao rei português, descrevendo o “Novo Mundo”. Com o desenvolvimento urbano, especialmente durante o Estado Novo (década de 1930), iniciou-se a organização sindical da categoria. O primeiro sindicato oficial, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro, foi reconhecido em 7 de janeiro de 1937 por despacho ministerial, até que em 1962 ocorre a regulamentação da profissão cuja data mais importante vai ser comemorada agora em grande estilo, e com as bênçãos do altíssimo.





































